top of page
  • vilaski

Aonde esquiar; na Europa ou na América do Norte?

A temporada de inverno nos Estados Unidos, Canadá e Europa já está logo ai, em Novembro, a maioria das pistas e resorts de neve abrem para receber esquiadores e snowboarders de todas as partes do mundo .


Enquanto isso, as estações de ski e hotéis estão lançando várias ofertas para atrair o público brasileiro que a cada dia que passa está cada vez mais despertando o desejo de conhecer a neve e praticar o esporte de inverno.


Você já está planejando sua próxima temporada de ski? Já sabe se quer ir para Estados Unidos, Canadá ou Europa?


No post de hoje, vamos escrever rapidamente sobre a diferença entre esquiar na Europa ou na América do Norte (Estados Unidos e Canadá).


A Miriam toda confortável na Gôndola de Whistler-Blackcomb em Whistler, Canadá.

A infraestrutura das pistas dos Estados Unidos e Canadá são muito parecidas: as pistas contam com ski lifts e gondolas muita confortáveis e modernas, pistas bem sinalizadas e protegidas, professores de ski/snowboard super competentes, uma grande variedade de lojas para compra e aluguel de roupas e equipamentos, resorts e hotéis para todos os bolsos, restaurantes e bares e tudo de mais confortável e atraente.


A grande diferença entre esquiar na Europa ou na América do Norte é que na Europa é muito fácil combinar uma pista com uma cidade grande, como por exemplo: esquiar em Chamonix-Mont Blanc e combinar com a Itália ou Suiça ou até mesmo uma parada em Paris, por exemplo. Ou combinar uma semana de Ski nos Resorts Club Med que são All Inclusive e depois passar alguns dias em Paris, Genebra ou combinar com qualquer outro destino da Europa.


Abaixo, coloquei alguns exemplos de combinações e o tempo de percurso em carro: Genebra -> Chamonix - Mont - Blanc (100 km), Pragelato -> Milão (234 km), Genebra -> Club Med L'Alpe Huez (207 km), Megeve -> Paris (603 km). É tudo muito perto, né?



Outra grande diferença é que na Europa se come perfeitamente bem, é uma alimentação mais sofisticada, em Courchevel, se tem em torno de 08 restaurantes com estrela Michelin. Enquanto na América do Norte a comida é mais rápida, estilo fast food e self service, lógico que também se tem ótimos restaurantes nas pistas como o Cloud 9 Alpine Bistro na montanha de Highlands por exemplo, ou o restaurante The Tenth em Vail que te convida a tirar as pesadas botas de esqui e colocar uma pantufa enquanto almoça.


Uma outra característica das montanhas europeias é a possibilidade de esquiar de uma estação para outra através das pistas que são interligadas. Em algumas estações, você começa esquiando em uma cidade e quando vai ver você chega em outra...rs. O que não acontece na América do Norte aonde as estações estão longes uma das outras.



Região dos 03 Valles na França. É a maior região esquiável do mundo com 600 km de pistas. É o melhor exemplo de pistas se conectando. Só não dá para perder o horário de fechamento das pistas porque senão o retorno só se dá por carro ou helicóptero.
Região dos 03 Valles na França. É a maior região esquiável do mundo com 600 km de pistas. É o melhor exemplo de pistas se conectando. Só não dá para perder o horário de fechamento das pistas porque senão o retorno só se dá por carro ou helicóptero...rs


A estrutura das pistas norte americanas são mais modernas, enquanto na Europa, a estrutura, os lifts, as decorações são mais antigas, claro, como sempre se tem exceções, mas na grande maioria é assim.


Em questão de nível de dificuldade das pistas todos os destinos são relativamente parecidos, algumas estações possuem mais pistas intermediárias, outras mais avançadas, outras podem não ter kids club e por ai vai. As pistas do Canadá costumam ter Pinheiros e Arbustos (foto da esquerda em Vancouver), então é sempre bom estar atento, enquanto as da Europa e Estados Unidos já mais lisas (foto da direita em Chamonix).



A temporada começa em Novembro e vai até Março, podendo se estender até Abril.


Dependendo da região, as pistas do Estados Unidos e Canadá, costumam ter muito mais neve (quase que o dobro) das pistas da Europa. Inclusive, agora em Outubro, nos Estados Unidos e Canadá já começaram a cair os primeiros flocos de neve.


Todos os destinos são ótimos, cada qual com suas características de pista, hospedagem, cidade de montanha e restaurantes. Por isso, aconselhamos que contrate nossa consultoria de montanha para então conversarmos sobre a melhor opção para sua viagem.

19 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page