top of page
  • vilaski

Pistas da Argentina

Na maioria das vezes, quando pensamos em conhecer a neve ou ter o primeiro contato com o esqui ou o snowboard, logo pensamos na Argentina. Afinal, é o destino de neve mais próximo ao Brasil.

Quando pensamos em Argentina e no inverno, logo pensamos na pista mais famosa de nosso vizinho: San Carlos Bariloche. Eu mesma aprendi a esquiar em Bariloche há uns 20 anos atrás..rs...e desde então me apaixonei pela neve e por esportes de inverno. Como no Chile, as pistas da Argentina também possuem suas características e também estão espalhadas por todo o país desde Mendoza, no Norte, até a pista mais austral do Mundo: Ushuaia. No total são 09 pistas.

1) Caviahue


É uma das pistas mais bonitas da Argentina, localizada na base do Vulcão Capehue, na Patagônia, está a 1647 metros ao nível do mar rodeada de Araucárias com uma vista linda para a Cordilheira dos Antes e toda a paisagem de lagos, vulcões e montanhas. Por estar em um vilarejo na província de Neuquén com cerca de 900 habitantes é um local muito seguro e tranquilo para se viajar em família com crianças.


Tem uma estrutura com 13 meios de elevação, 22 pistas e capacidade para receber 7.800 esquiadores por hora. A pista mais longa tem 8 km de descida deste o topo do vulcão até a base da montanha.


Conta com 03 restaurantes, escolinha para crianças, lojas para aluguel de equipamento e escola de esqui.


Após um dia longo de esqui ou snowboard também é possível relaxar nas piscinas de águas termais que estão pela região.



Foto de https://www.caviahue.com/
Foto de https://www.caviahue.com/

2) Cerro Bayo


Cerro Bayo é conhecida como Centro de Esqui Boutique da Argentina. Está localizado em Villa La Angostura, na mesma província de Neuquén e à uma hora e meia de San Martin de Los Andes.


A altitude, no ponto mais alto do Cerro, é de 1.805 metros e na base, de 1.050 metros. São 13km distribuídos por 23 pistas com todos os níveis de dificuldade. A vista da pista se dá para o lago Lago Nahuel Huapi que está pertinho do centro da vila de montanha. O destino é ideal para famílias com crianças pela tranquilidade e segurança do local.



Foto de https://www.cerrobayo.com.ar/pt/

3) Cerro Castor


É a pista mais ao Sul do Mundo, pois se encontra apenas 26 km do centro de Ushuaia. Por ser a pista mais austral do planeta é a pista que possui uma temporada de ski/snowboard mais longa e concentra a maior quantidade de neve. Então se prepara para o powder !


Possui 32 km de pista com diferentes níveis de dificuldade e um total de 26 pistas.


É uma das pistas que vem despertando cada vez mais interesse entre os esportistas pela beleza da região, pela grande qualidade de neve e pelos passeios maravilhosos que a cidade proporciona.


Essa é uma das pistas que mais quero muito conhecer na Argentina.



Foto de https://www.cerrocastor.com/caracteristicas-exclusivas


4) Cerro Catedral


É o centro de esqui mais antigo da Argentina e uma dos centros mais conhecidos do mundo. Quando os brasileiros pensam em conhecer a neve ou em ir esquiar pela primeira vez, normalmente, pensam em San Carlos Bariloche que está a 11 km do centro de esqui Cerro Catedral.


O ponto mais alto da montanha está a 2.180 metros sobre o nível do mar e possui a maior superfície para a prática de esqui da América do Sul com 120 km de pista e 32 meios de elevação. Há 9 pistas para iniciantes, 25 para intermediários, 15 para pessoas mais experientes e 10 que são as mais difíceis de todas, só para profissionais. Além da prática também de ski fora das pistas, free style e um campo radical que os snowboarders adoram.

A estrutura de Cerro Catedral é ótima com diversas opções de alimentação, clubinho de esqui para as crianças, professores que falam português e muitas opções de passeios.

As vistas também são lindas dão para a Cordilheira dos Andes.


É uma ótima opção para amigos e famílias que buscam além dos esportes ótimas opções de hospedagem, restaurantes, bares e lojas. O centrinho de Bariloche é um charme.


Na época de alta temporada as cias aéreas costumam ter voos direto para lá, algumas vezes por semana, então se uma de suas prioridades é viajar em voo direto, vale a pena comprar com bastante antecedência porque a disponibilidade acaba rápido.


Essa foi a pista que aprendi a esquiar e a amar o frio e a neve. Chorei e cai bastante, mas graças a um professor que meu deu aulas, hoje em dia já não choro mais e não caiu tanto...rs.. O triste dessa viagem é que não tenho nenhuma ou quase nenhuma foto, pois a máquina que revelava foto resolveu queimar com as minhas fotos lá L ...assim que é uma pista que quero muito voltar e tirar todas as fotos de novo !


Um vídeo de Cerro Catedral. É em espanhol , mas tá valendo.





5) Las Leñas


Las Leñas está em meio a Cordilheira dos Andes com neve para todos os lados. Está a 450 km de Mendoza, sendo essa a principal cidade grande próximae aeroporto de chegada.


É o centro de esqui mais alto da Argentina com 3.430 metros sobre o nível do mar. Por sua altitude, a pista também é conhecida pela prática do heliski e esqui estremo para esquiadores intermediários e avançados.


Possui um estádio slalom e 29 pistas habilitadas com uma longitude máxima esquiável de 7 km, e por isso se destaca como uma das mais compridas do mundo para nível intermediário.


O grande diferencial é que é o único local da América do Sul, aonde se pode esquiar durante a noite com 2 km de pistas iluminadas. É uma experiência incrível esquiar durante a noite, eu adoro.


Apesar de estar em meio às montanhas, apresenta ótima opção de hospedagem, gastronomia internacional, spa e casino.


Abaixo, coloquei uma foto de Las Leñas pela manhã e uma foto pela noite, aonde dá para ver a pista iluminada.



Fotos do site de Las Leñas.


6) Cerro Chapelco


Cerro Chapelco está entre os centros de esqui mais bonitos do mundo; Está a 20 km da charmosa cidade de San Martin de Los Andes que ainda guarda a atmosfera de um vilarejo de montanha, com suas casinhas super charmosas de madeira.


Possui 25 pistas com infra-estrutura de primeiro nível junto aos seus 140 hectares esquiáveis, o Cerro Chapelco possui todas as variáveis para praticar o esqui alpino, além de snowboard com pista de half pipe, slalom, paralelo, big air, e fun park no snowboard park. Para os que curtem o esporte mais extremo oferece o programa Back Bowls, descidas em neve virgem do outro lado da montanha.


Também é possível passear de snow-shoes, trenos puxados por cachorro e passeios com moto de neve fazem parte desse vilarejo com bosques, vulcão e lagos.


O que achei super interessante é que em Chapelco se tem programas especiais de esqui para deficientes físicos e visuais com instrutores capacitados e treinados.



Cerro Chapelco. Foto de Chapelco.com
Cerro Chapelco. Foto de Chapelco.com


7) Penitentes


É a pista mais próxima de Mendoza, a 168 km da cidade conhecida por seus vinhos e vinícolas. Assim que também é uma ótima opção para combinar Vinhos + Esqui.

Ao todo são 25 pistas distribuídas por 300 hectares para todos os níveis de esquiadores: principiantes, intermediários e avançados.


É uma pista aprovada pelas autoridades da Federação Argentina de Ski e Andinismo (FASA) e a Federação Internacional de Ski (FIS) e por isso, algumas delas servem de palco para distintas competições internacionais e nacionais.

Os hotéis estão na base da montanha e alguns deles são esqui in / esqui out, ou seja, você pode sair com os esquis postos para aproveitar a montanha.


Com paisagem em meio as montanhas, Penitentes está próximo atrações turísticas como Parque Provincial do Aconcágua, Laguna de Horcones e Cerro Aconcágua, Ponte do Inca, Las Cuevas e Cristo Redentor.



Penitentes, Mendoza.

8) La Hoya


Entre todas as pistas que citamos nesse post, La Hoya é a menor de todas (com exceção do parque de neve Cerro Batea Mahuida) com 10 meios de elevação (lifts) que dão acesso a 24 pistas na Província de Chubut.


O que torna essa pista popular é o fato dela ter o formato de um anfiteatro tendo então a neve em neve em pó, conhecida como dry- powder e ótima para a prática de ski e snowboard. O formato da pista e o tipo de neve faz com que os fora-de-pista tenham uma ótima qualidade trazendo esquiadores e snowboarders mais aventureiros do mundo inteiro para conhecer a montanha La Hoya.


Por ser uma pista menor e menos movimentada pode ser uma boa opção para famílias que buscam uma opção mais sossegada e fora do agito das pistas mais conhecidas.


La Hoya também tem pistas de todos os níveis tanta para crianças como para esquiadores mais avançados.





9) Cerro Batea Mahuida


O Cerro Batea é o menos conhecido e o menos mencionado entre todos. Mas, como queremos que vocês saibam de todas as opções na Argentina, resolvemos menciona-la, pois sua história também é bastante interessante.


Batea Mahuida é um parque de neve, localizado na Patagônia e a 370 km de Neuquén. A pista é cuidada pela comunidade Mapuche Puel, que chegou na região quando o vulcão Batea Mahuida se apagou e na sua cratera se formou uma lagoa, na qual se instalou a comunidade mapuche . No cume do vulcão nasce o rio Bio Bio, que durante os invernos acumula muita neve formando então o parque de neve. Vocês também acharam a história interessante?


É uma opção com 04 meios de elevação, em torno de 9 pistas e uma área de treino para iniciantes. Na parte oposta da montanha, também é possível a prática de ski/ e snowborad para esportistas com nível intermediário e avançado.


A região possui bastante opção de hospedagem e gastronomia.





Você já conhece alguma dessas pistas ? Qual foi a que você mais gostou ? Conte para nós !

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page