top of page
  • vilaski

Pistas do Chile

Atualizado: 23 de ago. de 2019


A temporada de inverno aqui na América do Sul já está chegando e irá até ao redor de Agosto, mais ou menos, podendo se estender até Setembro, tudo dependerá das condições climáticas.


O Chile é um país privilegiado quando falamos em Pistas e Resorts de Ski. O país tem em torno de 09 pistas de esqui, sendo 03 delas muito próximas a Santiago do Chile, sendo possível um bate e volta se você não pensa em esquiar todos os dias ou ficar hospedado em um Resort de Montanha.


Estamos recebendo muitos viajantes com dúvida referente a que pista escolher e como escolher o melhor destino de neve no Chile. Por isso, resolvemos criar esse post com algumas informações das mais conhecidas pistas de esqui do Chile.


1) Valle Nevado


Valle Nevado é a maior pista de esqui da América Latina, possui 27 pistas divididas entre todos os níveis de esquiadores: básico, intermediário, avançado e expert, tem nove teleféricos e 19 máquinas que fabricam neve para casos e que se tem pouca neve. Valle Nevado, também tem áreas para outras atividades como passeios de motos de neve, passeios de trenós puxados por cachorros, caminhadas pela neve com o snowshoes (raquete para andar na neve) heliski e snowboard.


Além disso, abriga ainda três hotéis: Valle Nevado (5 Estrelas), Hotel Puerta del Sol ( 4 Estrelas) e Hotel Três Puntas (3 Estrelas).


Valle Nevado está a 60 km de Santiago do Chile, em torno de 1h30 minutos de carro, van ou transfer é um caminho com 60 curvas bem estreitas o que dificulta bastante a ida ou o retorno de lá (inclusive na alta temporada se tem horários já definidos para a subida e a descida da estação).Esse tempo de percurso pode demorar mais por conta de neve no caminho ou até muito transito já que é a pista está bem próxima a Santiago e muitas pessoas vão para lá apenas para um bate e volta.


Se você não tem costume em dirigir na neve, não aconselhamos de maneira alguma que você vá dirigindo até lá.



Andes Explorer Lift !


2) El Colorado


É a estação de esqui mais próxima de Santiago, em torno de 38 km de distância. juntamente com o Valle Nevado e La Parva, seus vizinhos, forma o maior e melhor centro de esqui da América do Sul, conhecido como Los Tres Valles. Possui 112 pistas bem amplas para esqui e snowboard. A pista mais alta é a "Los Zoros" com 3.300 metros de altitude e um desnível de 1020 metros, assim que se você gosta de descer em velocidade, é uma ótima opção. El Colorado, ainda conta com uma ótima e moderna infraestrutura de hotéis, restaurantes, cafés, baladas, escola de esqui, aluguel de equipamentos, entre outros. Os praticantes do esporte costumam gostar bastante da pista e estrutura.



Nós em Colorado.


3) La Parva


Algumas das pistas de La Parva se conectam com as pistas Valle Nevado, se você possui um ski pass específico, poderá esquiar nas 03 pistas: La Parva, Valle Nevado e El Colorado. La Parva fica a 50 km de Santiago do Chile e do topo da montanha é possível ver toda a vista dos arredores de Santiago, apesar da proximidade não se encontram muitos turistas na região porque não se tem hospedagem em hotéis, somente em apartamento alugado, pelo nível das pistas serem mais avançados e pela quantidade de curvas que se precisa enfrentar até chegar na base da montanha. As pistas são ótimas e a maioria delas são para esquiadores e snowboards mais experientes já que se tem muitas pistas vermelhas e algumas áreas para o freeskiing, além de ter um snowpark. Dois pontos negativos é que em algumas ligações de pista o terreno é meio plano, o que precisará de um esforço maior, principalmente para que pratica snowboarding, outro ponto negativo, na minha opinião, é que se tem muitos lifts em forma de T-bar, oque acho muito chato e desconfortável. Uma curiosidade: muitos competidores de esportes de neve acabam saindo das pistas de La Parva.



La Parva

4) Farellones


Farellones é a pista mais próxima de Santiago do Chile (30 km), particularmente, considero Farellones mais como um Parque de Neve do que como um local para a prática de Ski e Snowboard. Farellones é uma ótima opção para famílias e para crianças pequenas que querem conhecer e brincar na neve por algumas horas. Algumas das atividades são: tobogã na neve, tirolesa, arvorismo, caminhada na neve com raquetes, trenó e outros. Para iniciantes o lugar é perfeito já que conta com 22 pistas mais curtas e com menor inclinação. Por estar em uma altitude mais baixa que as demais, a temporada de neve pode começar mais tarde e acabar mais cedo. O ingresso também é mais acessível que as demais opções. Com um ticket especial é possível aproveitar também as pistas de El Colorado.


Nada melhor que um vídeo para vocês entenderem como é o Parque de Farellones:



5) Portillo


Portillo é um das estações de Ski mais famosas e também uma das mais antigas da América do Sul. Está em torno de 02 horas de Santiago do Chile e também é possível chegar lá por Mendoza, na Argentina. Se você estiver na pegada de uma Ski Trip, pode até fazer uma combinação da pista Las Leñas que fica em Mendoza com Portillo, é um trajeto que dura em torno de 3h30 min de carro. A pista está rodeada por todos os lados por montanhas e tem em frente a famosa lagoa "El Inca" que fornece uma incrível paisagem dos topos de suas 23 pistas consideradas excelentes para a prática de esqui e snowboard por receber uma média de sete metros de neve “en polvo” (fofa) por temporada. O centro ainda conta com opções para heliski e outras atrações, como piscina aquecida, saunas, restaurantes, transporte, creche, shows, discoteca, cinema e escola de esqui. Curiosidade: a estação está a 40 km da base do Pico do Aconcágua, em meio a Cordilheira do Antes.



Lindo, não acham ?
Ter essa vista é maravilhoso.


6) Nevados de Chillán


Está no sul do Chile, em Chillán e tem algumas características que a fazem especial: tem a maior pista da América do Sul com 13 km de percurso e conta ainda com uma estação termal, com nove piscinas térmicas cujas águas possuem propriedades curativas, além de ter todo o cenário da Patagônia Chilena com paisagem dos vulcões e lagos. Como a maioria das pistas do Chile, além da prática do esqui e do snowboard é possível fazer heli-ski, snowshoes, snowmobile e outros. A sensação de esquiar o dia todo e depois poder relaxar em águas termais é maravilhosa. Tivemos essa experiência quando fomos para o resort Termas de Puyehue e esquiamos em Altillanca, que falaremos mais abaixo.



Nevados de Chillan

7) Pucón


Está localizada na Patagônia Chilena, com ótima qualidade de neve. É a pista predileta de quem faz Snowboard pelo fato de ter "half pipes" naturais pois as pistas estão nas ladeiras do Vulcão Villarica. Também tem pistas para todos os níveis de esquiadores. As vistas do topo da montanha são lindas já que é possível se avistar os lagos da Patagônia. Além disso, é o centro com maior quantidade de atrações e atividades do Chile, como moto de neve, trekking, visitas à boca do vulcão, rafting, expedições a grutas vulcânicas, banhos termais e muitas outras aventuras de neve.



Ski Pucon
Quem faz Snowboarding ama essa pista.

8) Corralco


É uma das pistas mais bonitas, pois está em meio as araucárias e na base do Vulcão Lonquimay, dentro do Parque Nacional Malalcahuello-Nalcas. A estação possui 25 pistas para todos os níveis com 6 lifts que podem te levar para qualquer lado da montanha. Hoje em dia, é a estação de esqui mais sofisticada e exclusiva do Chile, principalmente pelo quesito hospedagem, aonde se encontra o Valle Corralco Resort & Spa que contem somente 54 quartos com regime de meia pensão ou pensão completa (sem bebidas) o que torna o local muito mais reservado com spa e piscina termal com vista para o vulcão, área para crianças, lojinhas e outros. É a estação que possui a temporada mais longa se estendendo até final de outubro, dependendo das condições climáticas.



Corralco, a pista mais exclusiva do Chile
Corralco, o destino de neve mais sofisticado do Chile.


9) Altillanca


É a menor e a mais ao sul estação do Chile. O aeroporto mais próximo é o aeroporto de Osorno que está a 98 km da estação. Também está aos pés de um vulcão e do topo da montanha é possível avistar o Vulcão Osorno e Puyehue. Foi uma das pistas com um das vistas mais bonitas que já conheci. A estação faz fronteira com Bariloche, então se estiver pensando em uma Ski trip é super possível juntar os dois destinos. Quando fomos, ficamos hospedadas no resort Termas de Puyehue, que possui um maravilhoso all inclusive tanto de bebidas como de comidas, passeios a cavalo, pista de boliche, spa e uma maravilhosa piscina termal com águas ótimas para a saúde e para você relaxar após um dia de esqui (faremos um post mais para frente desse resort porque é super diferente para nós aqui do Brasil)



A Miriam na frente e eu. Lá no fundo tem a vista do Vulcão Puyehue e Vulcão Osorno.
A Miriam na frente e eu. Lá no fundo tem a vista do Vulcão Puyehue e Vulcão Osorno. Amei esquiar com essa vista.

Espero que tenham curtindo !


Vai um vídeo do Turismo do Chile no inverno super bonito para vocês:




 

Curtiu esse post? Tá pensando em esquiar em alguma dessas pistas?

Conta para gente nos cometários !


Se precisarem de nossa consultoria, só chamar. 😜


 

Nos sigam em nosso instagram: @vilaski.travel

E nosso facebook: Vila Ski Travel


 

Gostou dos Post? Então compartilha 😊

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page